DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Ponte com adutora da Sabesp no rio Pinheiros é grafitada

Para conclamar a população paulistana a se engajar na preservação da água, uma ponte sobre o rio Pinheiros que abriga uma adutora da Sabesp, recebeu um dos maiores grafites da cidade. Com 55 metros de extensão e 1,2 mil metros quadrados de cobertura, a pintura cobriu todos os lados e a adutora, tornando-a a primeira ponte de São Paulo a ser inteiramente grafitada.

Iniciativa do executivo Rodrigo Cordeiro e do artista urbano Gamão, o projeto “Graffiti pela Água” conta com o apoio da Sabesp, que é uma das integrantes do Novo Rio Pinheiros, projeto para devolver o rio limpo à cidade até 2022. A empresa cedeu a ponte que passa sobre o rio, conduzindo a adutora de água tratada, bem próxima à ponte Cidade Universitária, como cenário para o grupo de 16 artistas de várias regiões, coordenados por Gamão. Segundo a Sabesp, o objetivo foi entregar um marco ambiental para a cidade.

O projeto inclui ainda grafites em três chaminés de equilíbrio da Sabesp – estruturas metálicas nas margens dos rios – e pinturas em trinta telas que percorrerão a cidade em uma exposição itinerante, sempre com a temática da água.

Iniciados nas comemorações do Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, os trabalhos foram concluídos no início deste mês. No total, foram usados mil litros de tinta e 1,5 mil tubos de spray (produtos sustentáveis, a base de água).

Comente Aqui