DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

PM reforçará segurança nas estações da CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Polícia Militar (PM) celebraram um convênio para reforçar a segurança nas linhas da CPTM, visando garantir aos passageiros viagens mais tranquilas. Serão 445 vagas da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) com previsão de entrada em operação em janeiro.

“Essa parceria garantirá o acionamento imediato da Polícia Militar em qualquer tipo de crime nas estações. Assim, teremos soluções mais rápidas para ocorrências e inibição de novos crimes”, explica Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos.

Diariamente, os policiais farão ronda em todas as estações da companhia e poderão ser acionados para atuar em ocorrências nas plataformas e dentro do trem em casos que envolvam, por exemplo, crimes de furtos, roubos, assédio sexual e venda de bilhete ilegal. Também poderão combater todos os demais crimes previstos em leis estaduais e no Código Penal.

A fiscalização do comércio irregular continua sendo tarefa da equipe de segurança da CPTM que, ao flagrar a prática, apreende a mercadoria e retira o ambulante do sistema. A companhia poderá solicitar a presença da PM em caso de confronto para garantir a segurança dos envolvidos e dos passageiros.

O convênio tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por até 5 anos, e a remuneração aos policiais será arcada pela CPTM.

Comente Aqui