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Parceria lança evento para celebrar a retomada da economia

Com o apoio e parceria da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e de mais oitenta entidades, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) lançou em 4 de agosto, as ações da Semana Brasil, evento que acontecerá de 3 a 13 de setembro e tem o objetivo de “unir todo o comércio e o varejo do Brasil para criar uma nova realidade e celebrar a retomada segura e responsável, da economia e dos empregos”.

“Não estamos falando apenas em retomada do comércio e do consumo. Estamos falando sobre a retomada da geração de empregos, que é o que mais importa neste momento. Estamos juntos nesta empreitada, que é a geração de emprego”, disse Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP e da Facesp. “Esta semana serve como estímulo para que as pessoas ganhem confiança para realizar aquelas compras que são feitas por prazer, onde as pessoas saem para as ruas”, completou.

Iniciada em 2019, a Semana Brasil está alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade, segundo o IDV. O atual momento é ideal para se potencializar este movimento, pois esta será a primeira grande data do varejo após a reabertura do comércio. Além disso, o consumidor está mais pragmático, pois houve aumento do sentimento de racionalidade, analisa o instituto.

Segundo Marcelo Silva, presidente do IDV, o evento pode superar em breve a Black Friday como a segunda maior data de compras do comércio, atrás apenas do Natal. “A Semana Brasil foi muito importante no ano passado, quando tivemos um crescimento em torno de 11% nas vendas no período [comparado a 2018] e por isso adotamos o evento no calendário do comércio. Agora, com a pandemia, esperamos que o evento seja um marco na retomada”, afirmou.

De acordo com Silva, a edição do ano passado “foi um sucesso”, pois houve o engajamento de todos os setores do varejo, comércio e serviços, os consumidores tiveram benefícios reais e ela beneficiou toda a economia do país. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais”, comentou Marcos Gouvêa de Souza, conselheiro do IDV.

Com a intenção de ajudar os pequenos comerciantes e o público em geral, a organização da campanha vai disponibilizar um site, a partir do dia 10 de agosto, onde os varejistas poderão baixar todo o material publicitário e de visualização para as lojas, inclusive banners para internet e arte para placas e panfletos.

“O objetivo deste movimento é ajudar o pequeno comerciante local a participar de uma campanha nacional sem precisar pensar na programação visual da sua loja”, explicou Gouvêa. “Cada comerciante tem a liberdade para fazer a campanha naquilo que estiver dentro da sua possibilidade. A única regra é que o lojista ofereça um ganho real ao consumidor e que ele consiga bancar aquilo que prometeu”, finalizou.

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