DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Pandemia: fase de transição até 31 de maio e novos grupos para vacinação são anunciados

Em 19 de maio, o governador João Doria anunciou a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o estado até o próximo dia 31. A partir de 1º de junho, será iniciada uma nova fase de gestão da pandemia, com ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até as 22h e a testagem rápida de pessoas sintomáticas.
“A partir do dia 1º de junho, será ampliado o horário de funcionamento das atividades econômicas até as 22h e com 60% de ocupação dos locais. Vamos também iniciar um programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas em todo o estado”, afirmou Doria.
Até o dia 31, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como de restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais, como cinemas, teatros e museus. A partir do dia 1º, o horário permitido será das 6h às 22h.
Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados será limitada em 40% a partir do dia 24. Já no dia 1º de junho, a capacidade máxima passa a ser de 60%. Continuam liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos os protocolos sanitários.
O toque de recolher continua das 21h às 5h. A partir do dia 1º, o toque de recolher será das 22h às 5h.

Novos grupos de vacinação em julho

Também foi projetado para julho o início da vacinação contra a Covid-19 das pessoas de 55 a 59 anos e dos profissionais da educação de 18 a 46 anos, para a retomada das atividades presenciais em sala de aula no segundo semestre. Para tanto, o Estado dependerá do envio de quantitativos de vacina pelo Ministério da Saúde.
De 1 a 20 de julho, o governo pretende vacinar pessoas de 55 a 59 anos, e de 21 a 31 de julho, imunizar os profissionais da educação de 18 a 46 anos.
No mês de junho, o governo informa que vai concluir a vacinação de todas as pessoas com comorbidades e com deficiência, de 18 a 59 anos de idade. O calendário com a data de início de vacinação para cada grupo desta faixa etária será divulgado nos próximos dias, levando-se em conta as entregas de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Comente Aqui