DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Oficina do mestre Luiz Paixão em Santo Amaro

Até 8 de dezembro, o mestre Luiz Paixão, maior referência viva da rabeca na atualidade, faz oficinas e shows com Baião Lascado em bibliotecas de São Paulo. A realização é da Japuara Produções Culturais e todas as apresentações são presenciais e gratuitas.

A oficina consiste em um encontro de 50 minutos no qual o mestre Luiz Paixão passa seus ensinamentos de forma oral, tanto dos princípios musicais básicos que possibilitam uma aprendizagem autônoma da rabeca, quanto trupés, pisadas, loas e sotaques dos demais instrumentos e enredo ao qual está relacionado o cavalo- marinho. O show será de forró de rabeca e sambada de cavalo- marinho.

Mestre Luiz Paixão é oriundo de uma família de músicos e rabequeiros. Ele começou seu aprendizado no instrumento aos 12 anos de idade, de forma autodidata e independente. Com o tempo, passou a frequentar os brinquedos da região da Zona da Mata, onde nasceu, como o cavalo marinho, coco e forró e, com mais de 60 anos de carreira, se mantém ativo como mestre.

A agência de produção cultural Japuara tem como objetivo difundir as produções periféricas e as culturas tradicionais brasileiras por meio do fortalecimento do lugar de fala dos artistas das periferias, dos mestres e mestras, para que então seja preservada a memória das raízes do Brasil.

No dia 8 de dezembro, quarta-feira, às 15h, o mestre Luiz Paixão estará na Biblioteca Prefeito Prestes Maia / Centro Cultural Santo Amaro, situada na avenida João Dias, 822, em Santo Amaro.

A classificação é livre e a duração é de 120 minutos, sendo 50 minutos de oficina e 60 de show. As atividades são presenciais e gratuitas. Informações no Facebook: https://www.facebook.com/JapuaraProducoes e Instagram: @japuara, @mestreluizpaixao e @baiaolascado.

Comente Aqui