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O ranking de reclamações ao Ipem-SP neste primeiro semestre

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do governo do Estado e órgão delegado do Inmetro, divulgou o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao primeiro semestre deste ano.

No período, foram 1.581 atendimentos. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 79 foram REPROVADOS. Segurança em aparelhos eletrodomésticos com 84,2% de reclamações, manutenção de extintores de incêndio com 57,1% e serviço de reforma de pneus com 54,5%, lideram o número de denúncias procedentes.

Segurança em brinquedos; dispenser de GNV; fios, cabos e cordões flexíveis elétricos; peixe glaciado embalado, balanças e bombas medidoras de combustíveis também estão nos destaques do ranking.

Produto têxtil, radares, metro e trena, colchões e colchonetes de espuma, extintores de incêndio e oficinas permissionárias de instrumentos, entre outros, foram denunciados, no entanto, não foram reprovados.

O consumidor ao suspeitar de uma possível irregularidade, deve entrar em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.

O Ipem-SP destaca que é importante a população ter certas informações para fazer a denúncia, as quais auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal.

Dúvidas, sugestões ou reclamações ao Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da OUVIDORIA: 0800 – 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail OUVIDORIA@IPEM.SP.GOV.BR .

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