DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Na zona Norte começa a funcionar o 33º CER da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou no último dia 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o 33º Centro Especializado em Reabilitação (CER) da cidade, em Perus, zona Norte da cidade. Esse é o segundo equipamento do tipo entregue em dois meses pela gestão municipal. Em julho, a rede da SMS passou a contar com o CER III Pirituba.

No CER II Perus, o cuidado para cada paciente tem como base o conceito de projeto terapêutico singular (PTS), desenvolvido pelas equipes interdisciplinares. O equipamento tem capacidade para atender cerca de setecentas pessoas por mês e receber setenta casos novos mensalmente.

“Esse é o segundo CER que eu inauguro e vou inaugurar mais três, totalizando cinco nesse mandato. É um equipamento fundamental para as pessoas que precisam da reabilitação”, disse o prefeito Ricardo Nunes na ocasião.

O CER II Perus integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e terá custo mensal de R$ 333.402,52. A unidade começou a funcionar no dia 28 de agosto com agendamento local e, a partir de 21 de setembro, passou a atender a agenda regulada, com encaminhamentos feitos por unidades de referência.

O prédio possui 24 salas, sendo quatro consultórios, uma sala de estimulação sensorial e uma de cinesioterapia. Ao todo, serão 45 profissionais, incluindo médico neurologista, ortopedista, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

O equipamento é destinado a oferecer atendimento especializado para crianças, adultos e idosos com deficiência auditiva e intelectual que necessitem de reabilitação com equipe multiprofissional; pessoas com deficiência que requerem recursos e dispositivos de tecnologia assistiva auditiva; cidadãos com deficiência que precisam ser assistidos pelo programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD); e pacientes que necessitam de terapia fonoaudiológica.

O novo equipamento de Saúde contará com o Nirvana, um dispositivo de alta tecnologia que possibilita a reabilitação por meio de atividades por realidade virtual.

Os encaminhamentos aos serviços especializados, como o CER, são feitos, conforme a necessidade, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que são a porta de entrada para o atendimento à população.

Comente Aqui