DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Na capital paulista, sete em cada dez famílias estão endividadas

O número de endividados na capital paulista atingiu novo recorde (69,2%) em setembro, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Além de ser a décima elevação seguida, o levantamento destaca que, sete a cada dez famílias estão endividadas. Em relação a setembro de 2020, a alta foi ainda mais significativa: 10,7 pontos porcentuais. Atualmente, são 2,76 milhões de lares com algum tipo de dívida, 81 mil a mais em relação ao mês anterior, e um adicional de 442 mil famílias de setembro do ano passado para o mês atual.

O que também avançou no mês foi a inadimplência, que passou de 18,8%, em agosto, para os atuais 19%. Em termos absolutos, são 759 mil famílias que não conseguiram pagar a dívida até a data do seu vencimento, 10 mil a mais em relação ao mês anterior. Em setembro de 2020, eram 717 mil.

Para manter o consumo diante da inflação, o cartão de crédito e os carnês são as opções mais recorrentes na hora de contrair uma dívida. Em setembro, o percentual de endividados na modalidade é o maior já registrado na série histórica (81,1%). Há um ano, o percentual era de 72,8%. Já os carnês, no mês, registram 20,5% de famílias endividadas, maior nível desde 2015.

Entre as famílias que recebem menos de dez salários mínimos, a taxa de endividados atingiu 71,1%. Parte deste aumento está relacionada à expansão do consumo via crédito, em decorrência da retomada da economia e da reabertura, quase que de forma integral, dos estabelecimentos.

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), por exemplo, obteve crescimento de 3,5%, ao passar de 69, no mês anterior, para os atuais 71,4 pontos. Apesar da melhora, o indicador, assim como os demais que compõem o índice, está abaixo dos 100 pontos, ou seja, permanece na área de insatisfação.

Comente Aqui