DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Na ACSP, Bruno Covas fala em regularizar ambulantes para não prejudicar lojistas

O prefeito da capital e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), prometeu incentivar cada vez mais a regularização de ambulantes para que eles possam trabalhar sem que haja prejuízo aos lojistas da cidade. O acompanhamento da Prefeitura ajuda a controlar o número de profissionais em cada via e, desta forma, evita aglomerações nas calçadas e na frente dos imóveis. Algumas regiões apresentam em alguns momentos, um grande número de vendedores autônomos que cobre as entradas de estabelecimentos comerciais.

O compromisso de intermediar uma boa relação entre os proprietários de comércio e os autônomos, que montam suas barracas em via pública, foi assumido por Covas em debate realizado no dia 29 de setembro, na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro da capital.

“Mais de dez mil ambulantes já se regularizaram em São Paulo e, por isso, podem trabalhar de forma organizada e em espaço permitido”, afirmou. As regiões do Brás, rua 25 de Março, Liberdade e parque Dom Pedro II, próximo ao Mercadão, já tem muitos camelôs nas ruas, portanto, segundo o prefeito, não pode mais haver a regularização deste tipo de comércio nestes locais.

“A calçada é pública, mas, para trabalhar, as pessoas precisam ter o TPU (Termo de Permissão de Uso) e isto é limitado a cada região”, disse. Por conta da aglomeração de ambulantes, é comum haver muitas reclamações de lojistas. Um dos lugares mais críticos é a região do Brás. “A legalização evita que muita gente tenha de correr do ‘rapa’ quando a fiscalização chega”, comentou Covas.

O prefeito de São Paulo disse ainda que se for reeleito pretende ampliar as privatizações na cidade. Os exemplos citados por ele foram o do serviço funerário, de terminais de ônibus e a concessão das áreas que ficam debaixo de viadutos. Outro ponto de discussão polêmico do debate foi em relação a volta às aulas. “Pode ter a pressão que for para abrir as escolas, mas a retomada do ensino só vai ocorrer quando a vigilância municipal autorizar”, informou o prefeito.

Bruno Covas foi o primeiro convidado para um ciclo de debates com representantes da ACSP. O evento, que foi transmitido ao vivo pelo Youtube, Facebook e aplicativo Zoom, contou com representantes das distritais. Alguns destes membros puderam fazer suas perguntas para o atual prefeito por videoconferência. Outro pequeno grupo, que estava presencialmente no local, também pôde fazer questionamentos ao candidato.

Na Pesquisa Eleitoral Ibope, realizada entre 15 e 17 de setembro e encomendada pela ACSP, Covas aparece em segundo lugar, com 18% das intenções de votos. Celso Russomanno (Republicanos) lidera o cenário com 24%. Guilherme Boulos (PSOL), com 8%, e Márcio França (PSB), com 6%. Estão empatados tecnicamente Arthur do Val (Patriota) e Joice Hasselmann (PSL) com 2% de eleitores. Com 1% estão Andrea Matarazzo (PSD), Filipe Sabará (Novo), Jilmar Tatto (PT), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede Sustentabilidade), Orlando Silva (PCdoB) e Vera Lúcia (PSTU).

Em um estudo espontâneo (em que não se fala o nome dos candidatos para as pessoas), a liderança fica com Bruno Covas, seguido por Guilherme Boulos, em segundo lugar, e Celso Russomanno, em terceiro. Os pesquisadores do Ibope ouviram 1001 eleitores da cidade de São Paulo. A margem de erro do estudo estimulado é de 3% para cima ou para baixo.

Comente Aqui