DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Mulheres pintam a primeira viela sustentável do Jardim Ibirapuera

A partir de 23 de novembro, mulheres aprenderão,  gratuitamente, reparo de paredes, pintura predial e também a colorir as fachadas das casas da primeira viela sustentável do projeto “Bairro Educador”, no Jardim Ibirapuera, zona Sul da cidade de São Paulo.

A viela que servirá de modelo às outras da região, fica na rua Zéfiro. Para realizar a restauração, 60 interessadas terão aulas na Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco (rua Bento Barroso Pereira, 2, Jardim Ibirapuera),  com a equipe da ONG Mulher em Construção, conhecida por capacitar mulheres para tarefas da construção civil.

O trabalho das pintoras tira da planta o idealizado “Bairro Educador”, um projeto da Associação Bloco do BecoO programa comunitário incentiva os moradores e instituições do Jardim Ibirapuera a pensarem e planejarem o   bairro que desejam até 2030.

“A mobilização da nossa comunidade vai executar essa e outras ações em mais vielas    do bairro que tem no seu entorno duas grandes favelas, a da Erundina e a da Felicidade. Com esse projeto, firmamos a importância da autonomia da comunidade na busca de soluções locais para nossos problemas”, explica Mariana de Brito, gestora institucional do Bloco do Beco.

As mulheres matriculadas nas oficinas da ONG Mulher em Construção ganham o apoio do Magazine Luiza que, através do seu Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, procura unir a missão     de sustentabilidade ao amparo a mulheres com poucos recursos.

A parceria do Magazine Luiza com a ONG Mulher em Construção nasce com  o  propósito de expandir a metodologia para outros estados a fim de proporcionar autonomia às mulheres, socialmente fragilizadas nesta área tradicionalmente masculina.

Desde 2006,  já passaram pelas oficinas da Mulher em Contrução             mais de 5 mil brasileiras. Além do roteiro técnico, o programa engloba noções de empreendedorismo, cooperativismo e direito das trabalhadoras. Elas também recebem orientações sobre violência doméstica, sexualidade, autoestima,  tabus, mitos e paradigmas do universo feminino.

Em São Paulo, serão criadas três turmas de 20 alunas cada. A formação transcorre em três dias: de 23/11 a 25/11, de 26/11 a 29/11 e de 30/11 a 02/12, sempre das 8h30 às 17h30. Restam poucas vagas e inscrições ainda podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSes01HTSwyfOcAe6EkB2aDcJVrpPUrklo6XWKZC5Mo5yS76GQ/viewform?usp=sf_ . Outras informações podem ser obtidas no telefone (11) 99464-0694.

As aulas práticas ocorrem nas dependências da sede do Bloco do Beco e na  viela da rua Zéfiro. E, uma vez aprovadas para o ofício, elas ganham autonomia podendo aplicar as técnicas nas suas casas, entrar no mercado profissional e investir na sua qualidade de vida e de sua família.

“Para esta ação no Jardim Ibirapuera, além do Magazine Luiza,  contamos com o apoio de Telha Norte, Rede Mulher Empreendedora e Grupo Mulheres do Brasil”, informa Camila Alhadeff, líder da Mulher em Construção em São Paulo e responsável pelas parcerias     com empresas.

A fundadora e presidente da ONG, Bia Kern, prevê que esta iniciativa vai gerar outras oportunidades de ajudar mais mulheres em todo Brasil. “O Magazine Luiza nos dá alicerce para seguir contribuindo com a revitalização de espaços comunitários, moradias e também com a melhoria de vidas”, finaliza Bia Kern.

Comente Aqui