DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Matéria informa invasão em área destinada ao Parque dos Búfalos

Previsto no Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo, o Parque Jardim Apurá – Búfalos foi criado pelo decreto 56.628/15, com localização no distrito de Pedreira, zona Sul da cidade, e com uma área total de 650.616 metros quadrados, inserida em Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais Billings e Remanescente de Mata Atlântica.

As legislações que regulam essas áreas tem o objetivo de proteger os mananciais, cursos e reservatórios de água na Região Metropolitana de São Paulo, direcionando a atuação dos municípios que compõem esta região na conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica.

Mas, segundo aponta matéria publicada pelo jornal “Tribuna de Santo Amaro”, em sua edição 2669, a área do Jardim dos Búfalos está sendo ocupada pela Favela da Fumaça.

Segundo a matéria, no dia 19 de julho de 2022, a área municipal destinada a receber o parque recebeu placas de sinalização do Projeto Demarca, resultado de uma ação conjunta de diversas divisões da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

Na época de sua implantação, continua a matéria, estava prevista a construção de terminal de ônibus, escolas e posto de Saúde, mas nada disso foi feito desde então. No texto da “Tribuna” aparecem depoimentos de leitores informando que “as placas do parque, quase todas foram arrancadas”, que “a Favela da Fumaça está cada vez mais dentro do parque”, sobre a “venda de terrenos no parque, em área pública destinada à escola EE Jardim Apurá II”, que “parte do parque já está ocupada por estacionamento e comércio irregular” e outros depoimentos mais.

Por fim, a matéria diz que a SVMA informou que aguarda autorização e alvará de licenciamento ambiental da Cetesb para iniciar as obras no Parque dos Búfalos. A Secretaria encaminhou a última documentação solicitada em novembro passado e o prazo previsto para implantação da área verde será de doze meses, após o início dos serviços.

A SVMA esclareceu ainda que finalizará o cercamento e a reposição das placas na área quando iniciadas as obras do parque e realizado o desfazimento no local.

Comente Aqui