DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Mais uma obra do programa de despoluição do rio Pinheiros

A empresa de engenharia Passarelli participa do Consórcio Rio DBO Alto Pirajuçara, que será responsável pela execução das obras para que haja uma significativa redução de lançamento de esgoto residencial no córrego Pirajuçara.

O contrato deste projeto foi assinado e será mais uma etapa do Programa Novo Pinheiros, do governo do Estado de São Paulo, um projeto de saneamento gerenciado pela Sabesp e no qual a Passarelli também atua em outro consórcio, à frente das obras da Bacia do Córrego Pedreira / Olaria, buscando revitalizar o rio Pinheiros.

Segundo dados da Sabesp, na bacia do Alto Pirajuçara são gerados efluentes por quase 147 mil economias. Hoje, aproximadamente 77% são coletados, mas apenas 6,9% vão para tratamento, ou seja, 93,1% são lançados diretamente nos córregos. Quase 34 mil economias não são sequer coletadas e, desse total, o contrato exige que pelo menos 17.662 economias sofram intervenções diretas através de novas ligações domiciliares e que novas redes de esgoto sejam construídas para que possam encaminhar os dejetos para os coletores existentes e para os novos a serem criados.

“Nossa meta será a de destinar, em 24 meses, pelo menos 105.832 economias para o tratamento adequado, através de extensos coletores, várias interligações, obras de ligações domiciliares e redes de esgoto para um grande número de residências. Isso requer um trabalho eficiente de logística, de tecnologia de ponta e de conscientização dos moradores da região sobre a importância e o benefício de ter seu esgoto coletado”, explica César Laragnoit da Diretoria Comercial da Passarelli.

A outra meta do contrato é a da redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Após a conclusão das obras e do processo de coleta e destinação do esgoto para tratamento, o DBO a ser apurado, deverá ser menor que 75 miligramas por litro, o que está diretamente relacionado à melhora da qualidade das águas do rio Pinheiros.

Serão executados 27.496 metros de coletores-tronco e interligações, 9.152 metros de redes de esgoto, 12.789 ligações de esgoto (domiciliares/avulsas) e 202 interligações no sistema existente. Além disso, serão instalados medidores para monitoramento geral de performance, novas conexões serão cadastradas e as clandestinas regularizadas. O consórcio ainda será responsável por ações socioambientais de conscientização da população local sobre a importância das obras de saneamento.

Comente Aqui