DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Já pagamos R$ 1,6 trilhão em tributos, este ano. Isso só até 25 de agosto

Na noite do domingo, 25 de agosto, o ‘Impostômetro’ da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou R$ 1,6 trilhão. O valor corresponde ao total de impostos, taxas, multas e contribuições pagos pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano para as três esferas de governo: municipal, estadual e federal. A marca chegou 14 dias antes do que em 2018, revelando que o painel está girando mais rapidamente e, portanto, o bolo tributário continua a crescer.

“Apesar da fraca atividade econômica, a arrecadação continua subindo por meio de sistema caótico. Em um cenário futuro, tem-se grande expectativa de que se possa fazer uma simplificação do sistema tributário brasileiro que estimule a economia e a geração de empregos”, analisa Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Para ele, paralelamente é necessário que se adotem medidas para a redução dos gastos que permitam gradativamente diminuir a carga tributária.

O ‘Impostômetro’ foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Ele está localizado na sede da ACSP, na rua Boa Vista, centro da cidade. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No portal www.impostometro.com.br é possível acessar diversas informações tributárias.

Comente Aqui