DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Instalada iluminação inteligente em trecho da Ciclovia Rio Pinheiros

No dia 7 de maio, o governo do Estado de São Paulo entregou o primeiro sistema de iluminação da ciclovia, agora denominada, Novo Rio Pinheiros, em uma parceria entre o governo estadual e a Enel.

Foram colocados 130 pontos de lâmpadas inteligentes no trecho da região da Vila Olímpia, com investimento de R$ 1 milhão da Enel, em recursos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Aneel. Segundo o governo, a iniciativa faz parte de um plano mais amplo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do país por meio de tecnologias inovadoras.

A primeira etapa do projeto contempla três quilômetros de vias cobertas com a tecnologia SmartLighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota. De acordo com o governo, a iluminação será ampliada gradualmente e até julho, a ciclovia receberá 40 câmeras de segurança instaladas pela concessionária Farah Service, cujas imagens serão monitoradas em um Centro de Controle Operacional. O objetivo é que este conjunto de medidas propicie mais segurança aos ciclistas e pedestres que frequentam o local.

Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a participação da iniciativa privada no eixo de revitalização do programa Novo Rio Pinheiros implica em diversos benefícios à população, sem onerar o Estado, como novas áreas de lazer e esportes ao longo das margens do Pinheiros para que as pessoas ocupem estes espaços.

Com 21,5 quilômetros de extensão, ao longo da Linha 9 – Esmeralda da CPTM e às margens do rio Pinheiros, a ciclovia tem atraído cerca de 70 mil ciclistas por mês. Por meio de um chamamento público, o governo transferiu a gestão da área para a iniciativa privada em 2020 e a Farah Service assumiu os trabalhos de recuperação com direito de explorar comercialmente o espaço.

Desde então, a Farah informa que já foram feitos recapeamento e pintura da pista, sinalização, limpeza e jardinagem. Os ciclistas ganharam pontos de apoio com banheiro e bebedouro, além de novos cafés, vending machines e chuveiros distribuídos ao longo do percurso. Em dezembro de 2020, a pista foi rebatizada como “Ciclovia Novo Rio Pinheiros”

A pista está aberta diariamente, entre 5h30 e 18h30, e pode ser acessada pelos usuários por seis pontos diferentes, localizados na rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da Emae, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, passarela Parque do Povo e ponte Cidade Universitária.

O programa Novo Rio Pinheiros
O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este rio, por meio da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes e melhorar a qualidade das águas.

Segundo o governo, por ser um rio urbano, a água não será potável, no entanto, com o projeto de despoluição concluído, haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e a volta da população às suas margens com a recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.

Comente Aqui