DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Inaugurado novo escritório público compartilhado de trabalho em Interlagos: o Teia

O Teia é um escritório público compartilhado de trabalho e sua diferença para um coworking (escritório compartilhado) comum é que ele é também um lugar de capacitação e de orientação para empreendedores, além de propiciar rede, conexão, para ajudar a alavancar os negócios.

Outra característica do Teia é estar na periferia, impactando quem mais precisa, gerando uma possibilidade de trabalho para quem não tem condições de pagar um coworking particular. Seus consultores tiram dúvidas e dão suporte ao empreendedor.

Desse modo, Renan Vieira, diretor presidente da Ade Sampa (Agência de Desenvolvimento Econômico de São Paulo), responsável pelo programa, explicou o funcionamento do Teia, durante a inauguração de sua 16ª unidade na cidade de São Paulo, o Teia Interlagos, localizado na avenida Interlagos, 6122, extremo Sul paulistano, que agora conta com três Teia’s, sendo os outros dois o Parelheiros e o CEU Três Lagos.

A inauguração da nova unidade aconteceu na manhã de 13 de dezembro e contou com as presenças do prefeito Ricardo Nunes, da secretária municipal Aline Cardoso, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (a qual está vinculada a Ade Sampa), os vereadores Marcelo Messias, Rodrigo Goulart e Atílio Francisco, o subprefeito Carlos Alberto Santos, da Capela do Socorro, a coordenadora Priscila Rodrigues, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Renan Vieira, da Ade Sampa. Diversas lideranças comunitárias da região compareceram ao evento.

Abrindo a cerimônia, Aline Cardoso lembrou que o Teia Interlagos está integrado ao Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e ao Empreendedorismo) de Interlagos e à Ade Sampa, estando os três nas mesmas instalações. “Muitos pequenos empreendedores (MEI’s) no início procuram o Cate em busca de emprego e acabam encontrando o empreendedorismo como forma de trabalho. Essa é uma integração do Teia com o Cate”, explicou a secretária.

O programa Teia atingiu a marca de 269 mil atendimentos este ano e Aline ressaltou que a maioria dessas pessoas hoje estão empreendendo por necessidade e precisam ser ajudadas. Ela também agradeceu o apoio recebido do “prefeito empreendedor” Ricardo Nunes para fazer com que São Paulo tenha um ambiente de negócios cada dia melhor para os empreendedores.

O próximo, Teia Grajaú

Por seu lado, o diretor Renan informou que a capital paulista atingiu o número de um milhão de MEI’s cadastrados e que dos 269 mil atendimentos feitos pelo Teia, 69 mil foram referentes a microcrédito. “Se por um lado estamos vencendo o vírus com a vacina no braço, por outro vamos encher com injeção de empreendedorismo na veia para gerar oportunidades e renda para a cidade”, concluiu Renan.

Falando em nome dos vereadores presentes, Rodrigo Goulart destacou que no Brasil, “perdemos quase 50% dos empreendedores do setor de bares e restaurantes, mas muitos dos empregados destes empreendimentos se tornaram MEI’s e o Teia e a Ade Sampa podem ser grandes potencializadores desses pequenos e médios empreendedores de São Paulo”.

Já o prefeito afirmou que este é o sexto Teia entregue na cidade em 2021, e isso faz parte da retomada econômica “que temos como comprometimento”. Segundo Nunes, talvez seja entregue mais uma unidade ainda este ano, o Teia Grajaú, e “até 2024, teremos 28 Teia’s”, disse.

A capacidade de atendimento da nova unidade é de cerca de trinta pessoas diariamente, com oito postos de trabalho, consultores à disposição e portas abertas ao público, das 8h às 17h, respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Sobre o tema da saúde na região Sul, o prefeito Ricardo Nunes explicou que no Pronto Socorro Maria Antonieta, no distrito de Grajaú, houve problemas quando da instalação do quadro de energia, mas que a unidade deverá ser entregue à população até o final do mês, assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Parelheiros.

Comente Aqui