DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Governo anuncia reforço vacinal e flexibilização do uso de máscaras

Em 24 de novembro, o governador João Doria anunciou que o governo paulista promoverá uma ação de reforço vacinal para intensificar a aplicação da segunda dose e da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na população faltosa. A iniciativa vai ocorrer entre os dias 1 e 10 de dezembro nos 645 municípios do estado.

Em todo estado, 4,3 milhões de pessoas ainda precisam tomar a segunda dose do imunizante. No total, 201 mil idosos acima de 60 anos devem procurar as unidades básicas de saúde para completar seu esquema vacinal. Entre 50 e 59 anos, são 267 mil pessoas; entre 40 e 49 anos, 438 mil faltosos; e entre 30 e 39 anos, o número é de 707 mil pessoas.

Na faixa etária entre 20 e 29 anos, 1,4 milhão de pessoas ainda precisam tomar a segunda dose da vacina e entre os adolescentes, de 12 a 19 anos, o número chega a 1,3 milhão de faltosos.

Flexibilização das máscaras a partir de 11 de dezembro

Na ocasião também foi anunciada a flexibilização do uso de máscaras no estado de São Paulo, em áreas abertas. Segundo o governo, a medida que começa a valer a partir do dia 11 de dezembro, está amparada em orientação do Comitê Científico do estado e em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico. O uso das máscaras continua obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.

“Ao ultrapassar os 75% da população totalmente imunizada, o governo vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre”, destacou Doria, acrescentando que “nas áreas internas e nas áreas de transporte público, inclusive nas estações, mesmo que a céu aberto, o uso de máscara continuará sendo obrigatório”.

O estado tem atualmente 74,5% da população com esquema vacinal completo. São mais de 34,4 milhões de pessoas acima de 12 anos completamente imunizadas, ou seja, com duas doses do imunizante ou com a dose única da Janssen. Se considerada apenas a população adulta, São Paulo tem hoje cerca de 93% das pessoas vacinadas, de acordo com o governo.

Um ponto analisado pelos especialistas para a tomada de decisão foi o impacto de 100% da capacidade de público em eventos culturais, esportivos e de lazer que está vigente desde o dia 1º de novembro. As análises não identificaram aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias.

“Entretanto, precisamos manter cuidados, como a higienização das mãos e o uso da proteção facial em ambientes fechados e no transporte público. Além disso, é fundamental que quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, retorne aos postos de saúde para se imunizar”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Foto: ErreJota Notícias

Comente Aqui