DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Festival feminino de várzea com 80 times na zona Sul

O Maior Festival Feminino de Várzea do Mundo – III Edição acontece no dia 16 DE JULHO, DAS 8 ÀS 17 HORAS, no PARQUE SETE CAMPOS, na zona Sul da cidade de São Paulo. Oitenta times, formados por mulheres das periferias da cidade e com mais de mil jogadoras, ocupam simultaneamente os campos, quadra de futsal e de futebol de sete. A entrada será gratuita.

O evento é uma realização da Liga Feminina de Futebol Amador de Parelheiros, uma entidade independente e formada por voluntárias apaixonadas pelo esporte. O festival ainda conta com a correalização do Museu do Futebol, do Sesc São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, além do apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Ministério do Esporte, do governo de São Paulo, da Poker Esportes e do app Ritmo do Esporte.

Cada parceiro e apoiador contribuiu com uma parte do trabalho e estrutura para a organização, que também possui uma programação com oficinas de skate e de pipa, circo, música, além de um bate-papo com Roseli (ex-jogadora da Seleção Brasileira de futebol) e a narradora esportiva Vivi Falconi.

Diferente de um torneio, o festival não tem caráter competitivo. O objetivo é reunir as atletas amadoras para um grande momento de celebração e confraternização, entre elas e suas famílias.

Segundo os organizadores, o futebol de várzea feminino é uma prática de amor e resistência das mulheres da periferia paulista e vem florescendo na última década. Entre 1941 e 1979, as mulheres foram proibidas por lei de jogar futebol no Brasil. Embora a prática tenha continuado com base em muita resistência e resiliência mesmo nesse período, a proibição prejudicou o desenvolvimento da modalidade até mesmo como lazer, fazendo com que os campos de várzea fossem ocupados por homens.

Atualmente, a paixão renovada pelo esporte é o que move as atletas amadoras a buscar espaços para jogar, mas ainda tendo que enfrentar muita resistência e preconceito.

HISTÓRICO DA LIGA DE PARELHEIROS

A Liga Feminina de Futebol Amador de Parelheiros, encabeçada por Maria Amorim, jogadora, técnica e dirigente de várzea da equipe Apache, nasceu de forma orgânica da articulação e visibilidade da modalidade feminina de futebol, no boca a boca, de rede em rede social, colocando em contato mulheres varzeanas de diferentes lugares da cidade, através do WhatsApp.

Em 2019, poucos anos após sua criação, a Liga já somava mais de cem agremiações, com um conjunto expressivo localizado nos bairros da zona Sul. Abrangência que estimulou a organização de um festival esportivo só com equipes de mulheres da cidade de São Paulo e redondezas.

Em conjunto com os dirigentes das agremiações responsáveis pelos campos de futebol do Complexo Esportivo do Campo de Marte, foi organizada, em 15 de novembro de 2019 e 2021, feriado nacional, as primeiras edições do festival, disputada simultaneamente nos seis campos do local.

Esta é a programação para 16 de julho:

GRAMADO (espaço do parque em torno dos campos)
*9h às 16h – Recreação Esportiva (Futebol Callejero, bambolê, cabo de guerra, paraquedas, estafetas);
*9h às 16h – Oficina de pipa;
*9h às 11h – Oficina de malabarismo, com a Cia. Supercirco;
*10h30 – Aula de ritmos com educadores do Sesc Santo Amaro;
*12h – Aula de ritmos com educadores do Sesc Santo Amaro;
*13h às 14h – Festa no Céu e outras alegrias – contação de histórias;
*15h às 16h – Olimpíada de malabarismo – espetáculo com a Cia. Supercirco.

PISTA DE SKATE
*9h / 16h – Vivência de Skate.

CAMPO DE FUTEBOL
*9h / 16h – DJ Licciss e MC Brisa De La Cordillera (locução e intermediação dos jogos).
*10h30 – Bate-papo com Roseli (ex-jogadora da Seleção Brasileira de futebol) e Vivi Falconi (narradora esportiva);

O Maior Festival Feminino de Várzea do Mundo – III Edição será no Parque Sete Campos, situado na ESTRADA DO ALVARENGA, S/Nº, EM CIDADE ADEMAR.

Comente Aqui