DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Empresas receberão selo que comprova práticas inclusivas

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, Organização Não Governamental (ONG) brasileira que apoia pessoas com deficiência, acaba de obter do Inmetro o reconhecimento do programa de acreditação para a certificação da Escala Cidadã Olga Kos (Ecok), instrumento que avalia a inclusão em empresas e entidades públicas.

Isso significa que as corporações poderão ter suas atividades de inclusão avaliadas por organismos independentes acreditados pelo Inmetro e receberão um “selo” para comprovar suas práticas inclusivas.

Segundo o instituto, a iniciativa é inédita no mundo e contribuirá para que a dimensão social da gestão de empresas seja baseada em métricas bem definidas. “Com essa certificação, as empresas poderão comprovar valores inclusivos, a partir de uma avaliação isenta e com lastro em uma cadeia de confiança reconhecida em todo o mundo. É uma forma de agregar valor à marca e, sobretudo, de impactar positivamente a sociedade”, comentou Andrea Melo, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Inmetro.

“Hoje é possível medir o ‘E’ (de ambiental) e o ‘G’ (de governança) que compõem a sigla ESG, contudo, o ‘S’ (de social) ainda não é gerido com base em indicadores bem definidos e estruturados. Há 10 anos estamos trabalhando no desenvolvimento desta métrica, a Escala Cidadã Olga Kos (Ecok), que agora recebe o reconhecimento do Inmetro”, explicou. O objetivo é disponibilizar instrumentos para que as empresas pratiquem e meçam o ‘S’ (de social) do ESG, com o propósito de corrigir práticas e prevenir desvios e não punir.

OS INDICADORES DA ESCALA

A Escala Cidadã Ecok é formada por cinco variáveis, vinte indicadores e 37 requisitos, que avaliam o quanto uma empresa é inclusiva e a qualidade dos ambientes organizacionais para integração de diferenças, sejam elas por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão.

Com o reconhecimento pelo Inmetro, organismos de avaliação da conformidade podem se acreditar neste novo escopo. Isso significa que sua expertise técnica e isenção serão avaliados periodicamente pelo Inmetro, em um processo estruturado com reconhecimento internacional. A partir daí, podem avaliar as práticas inclusivas de instituições públicas e privadas, que, se aprovadas, receberão o “selo inclusão”.

As certificadoras que desejarem se acreditar para oferecer este serviço às organizações devem formalizar sua solicitação junto à Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), pelo site HTTPS://ORQUESTRA.INMETRO.GOV.BR/INMETROBCWEB/

Comente Aqui