DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

E.E. José Xavier Cortez celebrou o Dia das Crianças com José Xavier Cortez

José Xavier Cortez presenteou com mais de 1.100 livros a Escola Estadual José Xavier Cortez, localizada no bairro de Vila Natal, distrito de Grajaú, no dia 11 de outubro, em comemoração ao Dia da Criança. Professores, funcionários e alunos, todos do Ensino Fundamental 1, entre 6 e 11 anos, receberam com carinho o homem que deu nome à sua escola.

O editor e livreiro, José Xavier Cortez, hoje com 82 anos, já teve sua história contada em prosas de cordel, em livros, inclusive infantil, em documentário, em entrevistas e, em 2016, foi homenageado com seu nome na escola de Vila Natal, no extremo Sul da capital paulista. De plantador de algodão, marinheiro, lavador de carros, economista, a livreiro e editor, Cortez é nordestino de Currais Novos, Rio Grande do Norte, e que veio a adotar a capital paulista como seu lar definitivo.

Estiveram presentes ao evento Eonice Domingos da Silva, dirigente da Diretoria de Ensino Região Sul 3, e o professor e deputado estadual, Carlos Giannazi, entre outros. O editor Cortez foi acompanhado de suas três filhas, Mara, Miriam e Márcia, e de seus netos, os pequenos João e Julio. O evento aconteceu em duas sessões, de manhã e à tarde, e as crianças puderam ainda curtir as contações de historias com Jonas Ribeiro, autor de livros infantis.

Todos os livros que foram entregues às crianças estavam acompanhados por uma carta com o título “Escola da minha vida”, dirigida aos pais, onde Cortez conta parte de sua história.

A escola ganhou o nome E.E. José Xavier Cortez em 20 de agosto de 2016. “Quando recebemos a sugestão para que nossa escola recebesse o nome do sr. Cortez e conhecemos sua história, suas convicções, seu amor pela educação e leitura, descobrimos de imediato serem as mesmas que acreditávamos. Não tivemos nenhuma dúvida em aceitar”, conta Célia Regina Brock, diretora da escola.

A E.E. José Xavier Cortez tem um trabalho de incentivo à leitura com espaços lúdicos, professores e funcionários motivados e ações que incentivam os alunos a levarem livros para casa, para uma leitura em família, o que será ampliado com a doação de títulos da Cortez Editora.

Conta-se que José Xavier Cortez, um incansável dom Quixote, num determinado dia, ao ser vítima de um assalto em sua editora, pediu a um funcionário para separar os títulos infantojuvenis para que o assaltante levasse para seus filhos, dizendo a ele: “Você tem filhos? Quer levar livros para que eles não tenham a mesma desdita que você?”. E o assaltante aceitou.

Comente Aqui