DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Drones com disparo de larvicida para combater avanço da dengue

No dia 5 de março, o prefeito Ricardo Nunes deu início ao uso de novos drones para eliminar focos do mosquito da dengue com larvicida. Os cinco equipamentos estavam em teste desde fevereiro e foram incorporados às ações realizadas em cada região da cidade.

Eles se somam aos 26 drones já utilizados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) para o monitoramento de imóveis e terrenos com possíveis focos do mosquito da dengue que os agentes de saúde não conseguem acessar, como telhados de casas, lajes, galpões, terrenos baldios e outros pontos com acúmulo de objetos. 

“É uma ação importante porque em uma cidade como São Paulo não temos acesso a muitos imóveis e, portanto, temos tido dificuldade para poder fazer a eliminação desses criadouros”, destacou o prefeito. “Não existe outra ação que tenha possibilidade de controle de dengue que nós não estejamos fazendo. A cidade fará tudo o que for possível para combater esse mosquito”, acrescentou.

Segundo a Prefeitura, os equipamentos já estão à disposição em cada uma das cinco Coordenadorias Regionais de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A operação é realizada por uma empresa especializada em conjunto com os agentes de Vigilância em Saúde da cidade.  

Os aparelhos trazem uma novidade em relação às versões anteriores (que serviam para monitoramento), que é o disparo de larvicida. Essa tecnologia é utilizada na agricultura e é eficaz para o atendimento em locais que os agentes de saúde não conseguem acessar. 

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, falou da importância desse investimento: “A chegada desses drones é mais um reforço para nossas equipes, pois vamos conseguir ir mais longe. É um trabalho árduo, mas cuidadoso, que envolve muita gente e que vai nos permitir avançar mais rapidamente nas ações de cuidado para diminuirmos o número de casos na cidade”. 

O larvicida utilizado é o “BTI”, recomendado pelo Ministério da Saúde e já utilizado em outras ações de rotina da Vigilância na cidade.

Comente Aqui