DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Com o isolamento social, incidência de escorpiões tem aumentado

A baixa movimentação urbana, fruto do isolamento social, tem criado condições favoráveis para a incidência de pragas nas grandes cidades, como os escorpiões. Com parte dos imóveis ainda fechados, o cuidado e a atenção da população com os ataques destes aracnídeos devem ser redobrados. Por isso, a bióloga e coordenadora de Field Solutions da Bayer, Maria Fernanda Zarzuela, dá algumas dicas de prevenção contra esse animal peçonhento.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de episódios com escorpião no país quadriplicou em dez anos, passando de 40.287, em 2008, para 156.833, em 2018. O aumento destas ocorrências é resultado das interferências feitas pelo homem no meio ambiente, como a construção desordenada e o descarte inadequado de lixo, especialmente material de construção, são condições que propiciam a proliferação.

No Brasil, duas espécies de escorpiões são mais comuns: a Tityus serrulatus (escorpião amarelo – Foto) e a Tityus bahiensis (escorpião marrom), mas para Maria Fernanda, o amarelo é a que mais preocupa em termos de saúde pública.

“A composição química de seu veneno é altamente tóxica e por isso é considerado um dos mais perigosos. Uma característica essencial desta espécie é a partenogênese, um tipo de reprodução sem a presença de um macho. Ela pode chegar até 50 filhotes por ano”, comenta a bióloga.

Como evitar 

Os escorpiões são animais terrestres, com hábitos noturnos, abrigando-se durante o dia em locais como troncos de árvores, pedras, lajes, porões e locais úmidos. Eles entram nas casas em busca de esconderijos e de alimento.

“Estas pragas são predadores ativos e suas principais presas são as baratas, cupins, grilos e aranhas de pequeno porte. Desta forma, fala-se muito sobre a importância de manter infestações de baratas sob controle, com desinsetizações constantes, e manter as áreas limpas, sem restos de comida”, comenta Maria Fernanda.

Além da manutenção e higienização dos ambientes, a escolha de um produto adequado para o controle do escorpião é essencial. Os produtos que fazem o combate a esses tipos de pragas tem venda controlada, portanto, é necessário entrar em contato com empresas especializadas em desinsetização e com equipes treinadas para realizar a aplicação do inseticida.

“Quando identificada a presença desses animais, uma empresa de controle de pragas especializada deve ser chamada. A Bayer possui um Programa de Proteção, uma parceria com controladoras de pragas selecionadas para oferecer esse tipo de serviço para o consumidor”, informa a bióloga, acrescentando que esse serviço pode ser encontrado ao acessar o site: http://www.bayer.com.br.

Comente Aqui