DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Casa ou apartamento, qual a melhor opção na Mooca?

O bairro da Mooca, situado na Zona Leste da cidade de São Paulo, é administrado pela subprefeitura da Mooca e fica próximo ao centro da cidade. Caracterizado como um dos distritos mais tradicionais no que se refere à presença histórica de imigrantes italianos, o local apresenta inúmeros traços culturais provenientes desse povo, inclusive quando se trata do sotaque. Na cidade, muitos conseguem identificar um timbre característico daqueles que residem na Mooca em relação aos demais paulistanos, em função dessa convivência maciça com os italianos e descendentes.

Detentor de um volume populacional que corresponde a 63.133 habitantes, o distrito difere-se pelo seu aspecto seguro, tendo em vista que, em abrangência municipal, a Mooca é tratada por muitos como o bairro paulistano mais seguro para se viverá, indicando uma incidência baixa de criminalidade. Embora conte com uma grande influência cultural italiano, o nome do distrito foi estabelecido pelo termo “Moo-oca” emitido pelos indígenas, que se traduz “Eles estão fazendo casa” e já evidenciava o grande potencial imobiliário da cidade que, na atualidade, é retratado pelo grande apelo de casas à venda na Mooca.

Por mais que sua região administrativa pertença à região sudeste de São Paulo, o distrito é protagonista no leste paulistano no que diz respeito ao aspecto econômico, cultural, mercantil, industrial, político e urbanístico, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da maior cidade do Brasil e se encarregando de um papel que, até hoje, gera frutos na Mooca.

A qualidade de vida na Mooca

Carregando consigo o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que apresenta 0,909, indicador tido como muito elevado e responsável por credenciar o bairro como um dos que mais gozam de qualidade de vida e infraestrutura na cidade, é indiscutível o quão benéfico tem sido, para todos seus habitantes, residir numa localidade que promove tantos benefícios. No panorama econômico, a região não demorou para se consolidar. Fundamentada essencialmente pela grande presença industrial que, sobretudo no século passado, representou o principal foco produtivo do bairro, essa oferta favoreceu a mão de obra local.

Por meio da empregabilidade estimulada nos mercados industriais da Mooca, o consumo sempre esteve atuante e, em virtude disso, o distrito tornou-se um dos primeiros a se urbanizarem em São Paulo. Isto posto, sua estruturação gradual culminou com um impacto positivo no cidadão que reside o bairro na atualidade. As chácaras e sítios que, no Século XIX, compunham grande parte da extensão da Mooca, foram substituídas, por fábricas, usinas, galpões comerciais e imóveis, no século XX.

Especialmente em localidades do bairro como na Rua João Antônio de Oliveira e na Avenida Paes de Barros, a capitalização da região segue em pleno vapor, tendo em vista a sintomática oferta comercial espalhada nessas áreas. Contando com um transporte otimizado, os deslocamentos no distrito estão condicionados à circulação de linhas de ônibus, assim como o funcionamento da estação Bresser-Mooca, situada na linha 3-vermelha do Metrô. Além disso, a estação de trem Mooca, assegura deslocamentos ágeis e com alcance para cidades do interior.

Imóveis na Mooca: comprar ou alugar?

Certificado o impulsionamento do mercado imobiliário no bairro, motivado por todos os elementos até aqui mencionados, o cidadão tem vivenciado um dilema atualmente, que implica na dúvida entre adquirir ou busca uma casa para alugar na Mooca. Embora essa decisão seja algo bem particular, afinal, somente você consegue determinar suas prioridades, pautando-se pelas suas necessidade e desejos, é fundamental que você embase sua tomada de decisão por meio de orientações de uma imobiliária.

Por mais que a Mooca seja um bairro que, predominantemente, abriga habitantes de classe média-alta, o fato de pertencer à zona leste e ser vizinho de distritos mais subdesenvolvidos reflete no preço dos seus imóveis, que são mais baratos em comparação com bairros similares, mas de outros regiões da cidade. Dito isso, caso possua poderio aquisitivo para se fixar na Mooca através de um imóvel próprio, não hesite. Agora, diante da verificação de preço de um apartamento à venda na Mooca e a percepção de que um investimento desta magnitude não é viável no momento, desfrute de todos os benefícios do distrito através da locação de um imóvel. Dada essa solução, você zelará pela sua realidade financeira e será agraciado em residir numa região de qualidade de vida singular.

Comente Aqui