DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Capela do Socorro recebe a 30ª ação do Bairro Legal

No domingo, 1o de dezembro, a Subprefeitura Capela do Socorro (SPCS) entregou sua 30a intervenção na região. Foi o Escadão da 27, na divisa entre o Parque Grajaú e o Jardim Castro Alves, no distrito de Grajaú.

O escadão faz ligação entre as antigas ruas 25 (rua João Teixeira de Oliveira, altura do número 119) e 27 (rua Manoel Guilherme dos Reis, altura do 52). Por ali circulam milhares de pessoas todos os dias e o escadão era a parte difícil da caminhada. Ele recebeu melhorias através do programa Bairro Legal.

Segundo a SPCS, o programa foi planejado para levar melhor qualidade de vida a todos os bairros de Capela do Socorro. Começou pelas praças, a cada mês uma em cada distrito, Socorro, Cidade Dutra e Grajaú. Nessas praças, a Subprefeitura melhorou a urbanização ou urbanizou do zero a área e ainda instalou brinquedos para crianças e aparelhos de ginástica para a terceira idade, criou canteiros de flores e plantou mudas de árvores. Em algumas dessas praças construiu um ParCão, destinado a animais de estimação.

Um programa que valoriza espaços

Na primeira praça – na verdade, formada por três – ficou determinado como seriam as diretrizes do programa. As praças João Azevedo, José Ferreira Rodrigues e Pedro Caetano Valente, no Jardim Suzana, foram o ponto de partida do programa, então chamado Faça seu Bairro Lindo, em Capela do Socorro. Ali, instalaram-se mesas para jogos, canteiros de flores e plantaram-se árvores frutíferas.

“O objetivo dessa iniciativa é recuperar os espaços para a população. Muitas dessas praças foram formadas e depois abandonadas. Com o programa, os moradores ganham de volta o espaço de lazer para crianças e adultos”, disse o subprefeito João Batista de Santiago, da Capela do Socorro.

Naquele ano, 2017, a região ganhou oito espaços novos: a praça João Beiçola da Silva (Cidade Dutra), a praça do Xerife (Grajaú), e respeitando a ordem (Socorro, Cidade Dutra e Grajaú), o largo do Socorro, as praças Piemonte, frei Damião, Raimundo Nonato de Santiago e uma área sem nome no Jardim das Imbuias.

No ano seguinte, 2018, foram revitalizados dez locais: a praça Waldemar de Oliveira (Jardim Eliana), a praça da rua Juncal do Campo (Socorro), a praça Batista Botelho (Cidade Dutra); a praça Alberto Mestieri (Jardim Myrna); a praça Marcelo Costa Tavares (Veleiros, onde foi instalado o primeiro ParCão); a praça Adriano Emídio de Souza (Jardim Clipper); a praça das Pedras (Jardim Almeida Prado); a praça José Gomes da Silva Neto (Vila Friburgo); a praça Massaut Justino de Oliveira (Jardim Lallo); e a praça da rua São Caetano do Sul (Conjunto Habitacional Brigadeiro Faria Lima).

Em 2019, a Subprefeitura já revitalizou doze praças: avenida dos Lagos, Benigno Inácio dos Santos, Tutânkamon, rua Rio Paraíba, José Boemer Roschel, educadora Rosely Ribalta, 2a Balsa do Bororé, René Ernani Toccheton, almirante Penna Botto, Cecília Apolinário Trapiá, Passagem C da rua Cláudio Artaria e, agora, o Escadão da 27. Neste ano, ainda estão planejados mais dois espaços: no Jardim Três Marias e no Jardim Régis.

Trabalho permanente

“Nosso objetivo é tornar a região mais confortável. Mas é uma missão a longo prazo, praticamente permanente”, afirma o subprefeito Santiago. A Capela do Socorro é a segunda maior Subprefeitura de Sao Paulo, atrás só da de Parelheiros. São 134,2 km², 684.757 habitantes e 192 praças na Capela do Socorro.

De acordo com o subprefeito, a SPCS manteve o programa que começou como Bairro Lindo, com a frequência requerida pela Prefeitura — uma praça por mês, uma em cada distrito — para recuperar, em especial, os locais mais degradados e torná-los mais bonitos, limpos e acolhedores.

Colaboração: Luiz Carlos de Assis

Comente Aqui