DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Após dois anos, a volta do Arraiá da Vivenda

Após dois anos de pandemia e isolamento social, a Associação Beneficente Vivenda da Criança, localizada em Parelheiros, zona Sul paulistana, realizou novamente a sua concorrida Festa Junina, denominada de “Arraiá da Vivenda”, que aconteceu no sábado, 9 de julho.

A entidade atende mensalmente mais de quatro mil pessoas carentes de uma das áreas mais pobres da periferia de São Paulo. Em 1989, a irmã Yvone Venditti, que faz parte da Congregação das Irmãs Felicianas, iniciou as atividades da entidade como um abrigo para meninos em situação de risco social.

Com o tempo, a Vivenda da Criança cresceu e hoje oferece oportunidades para crianças, jovens e adultos se desenvolverem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Sua sede fica na rua Henrique Hessel, 300, em Parelheiros, e o telefone é o (11) 5920-8492.

De acordo com Simone Rezende, diretora de Operações da Vivenda, cerca de 500 pessoas compareceram à festa, entre elas as crianças atendidas pela entidade (220) com seus familiares, além de outras famílias da região e de jovens dos cursos profissionalizantes da Vivenda.

Também participaram do evento a irmã Yvone, que mora em Curitiba, diretores e colaboradores da entidade, a jornalista Vanessa Ferreira, a assessora Larissa Farina Barragan, representando o vereador Marcelo Messias, e demais convidados.

“O objetivo principal dessa iniciativa é integrar as famílias, aproximar a comunidade, dar oportunidade às crianças e adolescentes de mostrarem suas apresentações, o que acaba também gerando algum recurso financeiro para o trabalho social da entidade”, explica Simone.

As crianças atendidas pela Vivenda no contraturno escolar contam com atividades focadas no esporte, em valores, atividades lúdicas, musicais etc. Aos jovens são oferecidas oportunidades profissionalizantes. A entidade tem a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho da Criança e do Adolescente do Estado como parceiros.

O “Arraiá da Vivenda” teve danças de quadrilha e típicas, barracas de salgados e doces, vinho quente e quentão, caldo verde, tapioca, churrasco e muito milho, e um bingo concorrido e com prêmios tentadores.

“Após dois anos de pandemia e isolamento social, a comunidade pedia muito a retomada destes eventos, tanto é que estamos com casa cheia hoje. E é bom que a comunidade venha prestigiar a festa porque é isso que queremos, a integração das pessoas e as crianças felizes ao verem suas famílias aqui, vendo eles dançarem, se apresentarem e passando o dia com eles”, conclui a diretora Simone.

Comente Aqui