DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Apesar da pandemia, Prefeitura incentiva agroecologia e ecoturismo

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Projeto Ligue os Pontos e da Ade Sampa, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está incentivando negócios relacionados à agroecologia e ecoturismo no extremo Sul da cidade.

A capacitação faz parte do Concurso Ligue os Pontos, onde oito empreendedores das regiões de Capela do Socorro e Parelheiros, após processo de seleção, receberam R$ 35 mil cada para desenvolverem ideias inovadoras que aumentem a produtividade e a competitividade dos negócios locais, fortalecendo a agricultura, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da zona sul rural e visando melhorar a condição de vida da população.

A aceleração dos negócios, que era realizada de forma presencial no “Teia Parelheiros”, espaço de coworking público rural da Ade Sampa instalado no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, teve início no mês de janeiro e ocorreu até o fim de março, quando foi decretado o isolamento social. A partir disso, as oficinas e assessorias passaram a ser on-line.

“Mesmo durante a crise econômica continuamos apoiando os pequenos negócios, principalmente os das regiões mais afastadas da cidade e que podem ter mais dificuldade em retornar a sua geração de renda”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Entre os dias 4 e 8 de maio, foi realizada a primeira rodada de mentorias, com convidados da Ade Sampa. Os assuntos foram abordados conforme as necessidades de cada negócio, como finanças, marketing, vendas, logística, recursos humanos, turismo, legislação e precificação.

Os oito projetos selecionados são estes:

  1. Planta Feliz Adubo:Produção de adubo orgânico e húmus líquido concentrado, a partir da compostagem de resíduos orgânicos recolhidos na região de Parelheiros.
  2. Sítio Primavera: Com uma produção focada em horticultura, o projeto produz produtos orgânicos certificados, principalmente hortaliças e bananas comercializadas em cestas.
  3. Projeto Santa Ana:Busca suprir a demanda de sementes e mudas de cambuci, fruto típico da região, plantado no local em um sistema de agrofloresta.
  4. Implementação em SAF:Introdução de sistema agroflorestal (SAF) na propriedade rural, atualmente focada na produção de cogumelos, e que permitirá a produção consorciada de espécies frutíferas nativas da região com a criação de abelhas.
  5. Nossa Fazenda:Oferece orientações e vivências sobre produção e alimentação saudável para grupos de turistas, além de comercializar a produção durante as visitas.
  6. Coma Bem:Aplicativo e site que conecta o produtor rural com seu consumidor, permitindo aumento de seus canais de venda e escoamento de sua produção.
  7. Projeto Bike do Polo: Desenvolvimento do cicloturismo na região, através de rotas que levam os ciclistas para uma experiência em meio à mata atlântica nativa e à áreas produtivas.
  8. Cultivo protegido e processamento:Expansão da produção de morangos e hortaliças orgânicas com processamento artesanal dos produtos, a partir da construção de uma estufa com bancadas elevadas e irrigação em canaletas.

O Projeto Ligue os Pontos, promovido pela Bloomberg Philantropies, busca contribuir para o desenvolvimento local da zona rural sul paulistana, a partir da consolidação de sua agricultura e alimentação.

Comente Aqui