DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Antiga reivindicação, UBS Jardim Lucélia é inaugurada

Na quarta-feira, 30 de outubro, moradores do Jardim Lucélia e adjacências, no distrito de Grajaú, participaram da entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) local. O equipamento municipal que vinha sendo reivindicado há mais de 30 anos pela população, deverá atender cerca de 24 mil moradores da região, com uma média mensal de 3,5 mil atendimentos, aproximadamente.

A cerimônia de inauguração teve a presença do secretário municipal Edson Aparecido, da Saúde, que também representou o prefeito Bruno Covas, que segue internado para tratamento de um câncer. Durante a cerimônia, os moradores demonstraram apoio e solidariedade ao prefeito, e fizeram oração por sua recuperação. Uma nova data será agendada para o descerramento da placa oficial da UBS.

A unidade será gerenciada pela Organização Social Associação Saúde da Família (ASF) e contará com equipe formada por 83 profissionais, incluindo seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), três equipes de Saúde Bucal, clínicos gerais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), os quais tem função essencial nas ações feitas no território e realizam uma média de 7,2 mil visitas mensalmente.

“Preciso fazer um tratamento no buxo maxilo e já esperava por encaminhamento há um tempão. Com a abertura dessa unidade fui transferida e consegui realizar hoje minha primeira consulta. Fiquei satisfeita com o atendimento e feliz por ter sido a primeira”, comentou Marta Mendes da Silva, após ter sido atendida pela equipe odontológica.

Ricardo Nunes, vereador que intermediou as tratativas junto à Prefeitura pela implantação da UBS, nos últimos anos, esteve presente e recebeu o reconhecimento da comunidade, através de faixas de agradecimento e do discurso de Regina Lemos, representante da associação de moradores do bairro.  “Hoje, agradecemos ao vereador Ricardo Nunes que nos atendeu. Passaram dez vereadores por aqui, prometendo ajuda, mas o Ricardo foi o único que se interessou de fato pelo problema e, junto com a comunidade, foi conversar com o prefeito e com o secretário da Saúde. Com a ajuda dele, finalmente vamos realizar o nosso sonho”, disse Regina.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o  equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e vai desenvolver programas de acordo com as diretrizes da Secretaria, como o Mãe Paulistana, Nossos Idosos, Oxigênioterapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Grupo Planejamento Familiar, Práticas Integrativas em Saúde (Lian-Gong e dança circular), Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Prevenção à Violência.

Comente Aqui