DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Agosto acabou e não houve Campanha contra Raiva Animal

Normalmente realizada em agosto, através de postos volantes e gratuitamente, a Campanha contra Raiva Animal na cidade de São Paulo não foi realizada e não há previsão de que aconteça em 2019. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as vacinas contra a raiva animal para a campanha do mês de agosto não foram fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS) para a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), que foi comunicada do fato no dia 28 de junho.

Mas, apesar disso, a Prefeitura garante que não haverá suspensão da vacinação de rotina para cães e gatos no município e que as atividades de rotina de vigilância estão mantidas. A vacinação contra a raiva está disponível em 13 postos de vacinação em diferentes regiões da cidade. Na região Sul são dois postos: Cidade Ademar (telefone 5671-4224) e Parelheiros (telefone 5920-2779).

A Secretaria da Saúde informa que já está providenciando a compra de doses da vacina antirrábica para garantir que não haja interrupção das ações consideradas prioritárias na vigilância da raiva. Além da vacinação gratuita oferecida pela Prefeitura, os donos de pets podem recorrer a clínicas veterinárias.

É obrigatório por lei manter os animais com a vacinação em dia. O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e número do Registro Geral Animal (RGA). Este comprovante é um documento que atesta a vacinação contra a raiva do animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA.

A vacinação contra raiva para cães e gatos também é feita em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses (telefone 3397-8900), durante o ano todo.

Comente Aqui