DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

ACSP cria o Portal do microempreendedor

Os milhares de comerciantes ou prestadores de serviços associados à Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que quiserem se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e saírem da informalidade, poderão contar com o Portal do MEI (www.portaldomei.com.br), plataforma desenvolvida para atender às necessidades de empreendedores formalizados ou que buscam a regularização de suas empresas.
Segundo a ACSP, para os empreendedores ainda não formalizados, o Portal do MEI os ajudará a sair da informalidade de forma simples e rápida. Além disso, esses novos MEI’s serão incluídos na Associação Comercial, ingressando em uma grande rede de relacionamento e networking, proporcionando oportunidades de novos negócios.
Por meio de um cadastro, a plataforma permite o agendamento de uma consultoria com a equipe da ACSP para os empreendedores informais poderem abrir sua MEI, bem como receber todas as demais orientações necessárias.
De acordo com a associação, o interessado deverá escolher um dos 16 postos de atendimento disponíveis na capital para receber a assessoria de um profissional capacitado. Após o atendimento que dura em média uma hora, o beneficiado já sairá com o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) formalizado.
No momento da visita será necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, título de eleitor e número de recibo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O consultor da ACSP vai tirar todas as dúvidas das pessoas que quiserem empreender, além de disponibilizar telefone e e-mail para consultas sempre que necessário.
No total, o MEI conta com 466 atividades ativas no município de São Paulo. Dos cerca de dez milhões de microempreendedores individuais no mercado em 2020, no Brasil, 746 mil exercem suas atividades na capital paulista, segundo dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal.
“Esses altos números do ano passado justificam-se por ser uma época marcada pelo início da crise da pandemia, na qual registrou-se altos índices de desemprego no país. Com pouca oferta de emprego no mercado, empreender foi o caminho escolhido por muitas pessoas”, explica a associação.
Ao optar pelo MEI, o profissional garante benefícios tais quais auxílio maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde e aposentadoria pelo INSS. As pessoas que não são sócias da ACSP e quiserem se formalizar para se tornar um MEI, podem se tornar associadas por valores a partir de R$ 59,90 por ano.
A associação informa que, além de receber todo apoio da entidade na hora de empreender, o sócio conta com diversos serviços, como acesso à plataforma de crédito “Accredito”, ao portal de vendas online “Vitrine ACSP”, consulta e análise de crédito do consumidor, planos de telefonia móvel e descontos para certificação digital, entre outros serviços.
“Nós estamos aqui para apoiar e incentivar o empreendedorismo e o associativismo para quem mais precisa: o microempreendedor individual”, diz Renan Luiz Silva, responsável pelo portal do MEI.

Comente Aqui