DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

A festa da Iluminação Especial de Natal em Santo Amaro

Com o tema “Em Santo Amaro – Que não Para! O Natal Iluminado é Encantado”, a edição deste ano do Natal Iluminado da Subprefeitura Santo Amaro (SPSA) teve a sua inauguração no dia 16 de dezembro, onde a produção buscou exaltar que o Natal é tempo de luz e de luzes, acompanhada de encanto, tradição e homenagem ao eixo histórico e comercial de Santo Amaro.

Entre os convidados para a cerimônia, estiveram as famílias do programa de acolhimento da Prefeitura de São Paulo, implantado na denominada Vila Reencontro Santo Amaro, onde também há muitas crianças.

A programação teve início no final da tarde, com a apresentação na praça Floriano Peixoto do Palhaço Pirulitus, interpretado pelo artista Camilo Torres. Na interação com o público, ele trouxe a visibilidade de forma cativante do Natal de Santo Amaro. Tudo acompanhado com a distribuição para o público, por meio de carrinhos, de pipocas e batatas. Todos assim assistiram a conexão da imaginação circense e os símbolos natalinos.

Teve ainda a Dança de Maculelê, com o mestre Kino e equipe. Uma inserção do Natal afro-brasileiro na praça, representado pelos movimentos dos bastões e sons dos participantes da dança. Uma reverência a ancestralidade, com o espírito de união e amor.

Depois, no palco e no coreto na praça aconteceram apresentações de jovens músicos do curso de artes do Centro Cultural Santo Amaro. Eram vozes, acompanhadas de instrumentos musicais, que apresentaram canções marcantes de Natal.

Como boas-vindas deste momento, foi feito o acender das luzes na praça e no prédio da SPSA. A subprefeita local, Thamyris Nagell, afirmou que “a programação e os espaços são para todos que ajudam a fazer de Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande lugares prósperos e acolhedores”. Desejou um Natal encantado, repleto de luz, paz e alegria para todos e “que o novo ano seja ainda mais próspero, e que nossas regiões continuem a brilhar com o calor humano e a força de todos que nela vivem e trabalham”, completou Thamyris.

Na sequência foi anunciada a mensagem especial de Natal, com autoria e leitura de Gilberto Marques Bruno, diretor do Centro das Tradições de Santo Amaro (Cetrasa), acompanhado por sua família, pai José Carlos Bruno e a irmã Mary Angel Marques Bruno.

A festa então caminhou para a contagem e o chamamento para o acender das luzes e da entrada na praça de dois papais-noéis, sendo um o personagem tradicional e o outro um Papai Noel negro, coerente com a história, formação e cultura brasileira.

A partir daí, os olhares do público se direcionaram para os contornos de luzes e designs no prédio da Subprefeitura, nas árvores e no coreto da praça.

E a Subprefeitura Santo Amaro convida a população para vivenciar a iluminação de Natal, cuja programação será contínua, sempre a partir das 19h, quando os pontos de luzes são acionados para a contemplação e imagens. O endereço é praça Floriano Peixoto, 54, no centro de Santo Amaro. Ela permanecerá até a primeira semana de janeiro de 2025.

 

Colaboração e fotos:  Comunicação SPSA

 

Comente Aqui