Você está aqui: Home › Colunas › Editorial
Editorial

E-mail: noticiasdaregiao@terra.com.br

28/09/2017
Setembro marcante

O mês de setembro de 2017 começou com uma boa notícia para o bairro de Santo Amaro e vizinhos da região Sul. A entrega de três novas estações da interminável Linha 5 – Lilás do Metrô, logo no início de setembro, foi a boa notícia do mês.

A via que ligará o Capão Redondo até a Chácara Klabin e, por consequência, a toda malha metroviária da cidade, até então só operava do Capão Redondo à Estação Adolfo Pinheiro, na área central de Santo Amaro. Agora, com as novas estações, o usuário do metrô ganha quase três quilômetros a mais, até o bairro do Brooklin. Além da Estação Brooklin, foram entregues as estações Alto da Boa Vista – que denominação mais correta seria Granja Julieta, por estar ali ao lado – e Borba Gato.

Tanto quanto a entrega das novas estações, a informação dada pelo governador Geraldo Alckmin, durante os discursos de inauguração, de que, até o final deste ano, mais seis estações da Linha 5 serão entregues, inclusive a de Chácara Klabin, ficando apenas a Estação Campo Belo para 2018, foi motivo de muitos aplausos e de júbilo para tantos quantos querem, sonham e necessitam dessa linha de metrô completa e em operação até a Chácara Klabin, seu elo de ligação com as demais linhas do metropolitano.

Foram mais de dez anos de espera pela conclusão de uma linha que começou pelo seu final (Capão Redondo) para depois ser estendida ao seu ponto de ligação com as demais. Até por isso, por anos o metrô de Santo Amaro foi um meio de transporte inviável para o trabalhador, estudante ou outro passageiro que tivesse que desembolsar o valor de mais uma passagem, caso prosseguisse viagem, pois o metrô não era interligado com os outros modais de transporte coletivo, o que só veio a ocorrer depois com o trem e com o advento do Bilhete Único.

Também não se pode esquecer as mazelas e negociatas que foram denunciadas durante a construção da extensão da Linha 5, a partir de Santo Amaro, o que provocou a paralisação das obras e o início de uma luta judicial. Com isso, o cidadão, único inocente da historia, foi quem arcou com os prejuízos do benefício inacabado.

 Apesar de conseguir a liberação do projeto junto à Justiça, o governo do Estado não vinha cumprindo os prazos anunciados, alegando vários motivos, motivos estes que não caberiam nesse espaço e que o usuário da Linha 5 torce para que não se repitam agora, diante de mais um anúncio de entrega de estações.

Outra boa notícia de setembro para a região, também dada pelo governador, é a de que serão retomadas as obras de prolongamento da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, do Grajaú até Varginha, e a construção de mais duas estações no percurso. Alckmin só não disse a data para isso acontecer, mas garantiu que acontecerá.

Mas, infelizmente, setembro de 2017 também ficará marcado para as pessoas que aqui vivem e têm suas origens, pelo triste incêndio que consumiu quase metade do prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro, cuja historia fez e faz parte da vida de muitos santamarenses e vizinhos, desde 1958.

 

Vamos aguardar e acompanhar sua reconstrução para que ele volte, remodelado, mas sempre o velho “Mercadão”, referência, ponto de encontro e marco de Santo Amaro.




Coluna Interlagos

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Interlagos e região.